Game Mobile: como ter sucesso e evitar fracasso?

Como garantir o sucesso de um game mobile na Play Store ou na App Store? Será que é a interface que faz a diferença? Os gráficos? A plataforma? O design? Como elaborar um jogo viciante? Será a integração com o Facebook que vai dar mais audiência? Essas são as perguntas que todo desenvolvedor se faz antes de criar alguma coisa.

Na verdade, o que faz a grande diferença entre o sucesso e o fracasso de um game são os controles. Pode parecer supérfluo, e até um pouco insano, mas é verdade. Se você duvida disso, observe os games mobile que fazem ou fizeram muito sucesso nos últimos tempo. Se alguém experiente for parar para analisar, o nível de jogabilidade do Angry Birds, por exemplo, não é nada original. Porém, seus controles são extremamente intuitivos, o que garante o sucesso do jogo.

Crush the Castle e Armor Games também tinham muito potencial. Eles são bons e divertidos, mas não se tornaram tão importantes quanto os pássaros irritados e alguns outros games populares, como Fruit NinjaJump Doodle e Cut the Rope. Por quê?

O que não funciona em um game mobile?

Jogos pesados demais, que não rodam em qualquer aparelho. Jogos virtuais de plataformas que usam joysticks virtuais – ou seja, botões – em smartphones touchscreen também costumam não funcionar muito bem. Se o jogador não sente que os seus toques estão tendo um efeito direto sobre a tela, a tendência é que o jogo seja deixado de lado. Os controles precisam ser simples e interessantes, ao contrário do que acontece em Crush the Castle e Armor Games.

Angry Birds

O controle simples dos estilingues e dos pássaros foi o que popularizou e transformou o app em um grande jogo, que qualquer pessoa é capaz de aprender. É só arrastar, liberar e ver a destruição do inimigo. Assim, o jogador fica “vidrado” no game mobile.

Fruit Ninja

Pais e pessoas que veem de fora não conseguem entender a graça desse jogo: o fundamental do Fruit Ninja nada mais é do que cortar as frutas. E é justamente a combinação do corte com o ar suculento do game, que são controles intuitivos, que acaba gerando uma satisfação na pessoa que está jogando. É como se fosse um plástico bolha na tela do mobile.

Jump Doodle

É um game que usa o acelerômetro do iPhone como se fossem os controles do jogo, inclinando para os lados a fim de mover o personagem. É um jogo muito simples de se aprender, mas se os desenvolvedores tivessem apostado nos botões ao invés do acelerômetro, com certeza não teriam tanto sucesso. Mais uma vez, os controles simples fazendo toda a diferença!

Cut the Rope

É um game bastante popular e que usa controles bacanas, porém mais voltado para um estilo de quebra-cabeça. Além de muito bem projetado, ele é bem divertido e viciante.

E o que todos esses games mobile têm em comum?

  1. São fáceis de aprender, especialmente pelas crianças;
  2. A satisfação intensa de pegar ou destruir algo no jogo;
  3. O prazer de passar de uma fase, especialmente quando 5 são fáceis e 1 é mais difícil.
  4. As fases que nunca terminam, por mais que a pessoa jogue, como o famoso Candy Crush Saga.

Você é desenvolvedor e quer ver o seu jogo funcionar e se tornar popular? Então invista em controles simples e fáceis de executar. Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

Que tal criar os melhores apps e games?

Você já sabe da importância que os dispositivos móveis têm no mercado e na vida das pessoas, não é? Para que você domine as ferramentas e técnicas de criação de games e aplicações, a Impacta oferece cursos de Desenvolvimento nas linguagem iOS Swift e Android.

Já a Faculdade Impacta completa a sua formação na área com a graduação em Jogos Digitais, que te prepara para desenvolver jogos em plataformas PC, web e mobile. Com aulas interdisciplinares, você terá contato com todas as fases do projeto, desde o design, arte visual, áudio, programação, até a gestão de projetos e negócios.