O que é realidade aumentada? Exemplos e como fazer!

“Realidade aumentada exemplos para imprimir
Exemplos de realidade aumentada na educação

Realidade aumentada software
Realidade aumentada iphone
Realidade aumentada android

ok, faça o tipo de artigo para bater outros como techtudo e similares.

A realidade aumentada, basicamente, é usar a tecnologia para sobrepor informações sobre o mundo real. Por exemplo, imagens e sons são sobrepostos sobre o que o usuário vê e ouve. Imagine algo como no filme “Minority Report” ou Homem de Ferro, só que usando a tela do seu celular ao invés de hologramas.

Realidade aumentada e realidade virtual: diferenças!

A realidade aumentada é bastante diferente da realidade virtual. A realidade virtual significa ambientes gerados por um computador para que você possa interagir e ficar completamente imerso nesse ambiente. A realidade aumentada (também conhecido como AR/RA), acrescenta algo à realidade que você normalmente vê em vez de substituí-la.

O que é realidade aumentada: as origens

A realidade aumentada é muitas vezes apresentada como uma espécie de tecnologia futurista. Por exemplo, os vidros de muitos aviões de caça, desde a década de 1990 mostram informações sobre a atitude, direção e velocidade do avião, e alguns anos mais tarde já poderiam mostrar objetos que estão fora do campo de visão dos aviões.Funcionamento da realidade aumentada

Realidade aumentada é uma forma de estender o mundo real ao mundo virtual, da forma mais natural possível, integrando os dois mundos. (Foto: www.linkedin.com)

Realidade aumentada: o desenvolvimento

Depois desse desenvolvimento inicial mais básico, vários laboratórios e empresas têm tentado construir dispositivos que proporcionem uma realidade aumentada mais ao nosso alcance. E vários aplicativos tentam proporcionar experiências de realidade aumentada com jogos ou outros tipos de informações.

Realidade aumentada no seu smartphone ou tablet: como funciona?

Apesar de iniciativas notáveis de realidade aumentada com o uso de tecnologias avançadas, é mais possível de você vivenciar a realidade aumentada através de tablets ou smartphones. Nesses casos, você vai usar geralmente os sensores e câmeras do seu dispositivo para conectar o mundo real com o mundo da realidade estendida pelo seu dispositivo.

Por exemplo, você pode andar por uma rua com seu celular usando seu GPS e na tela do seu dispositivo, aparecerem informações sobre as ruas da cidade. Com a câmera apontada para certos lugares e cruzando com as informações do GPS, um aplicativo pode mostrar informações na tela do celular, ou mostrar animações, imagens em 3D, ou inimigos de um jogo. Apontando para o céu, você pode ter o nome de cada uma das estrelas.

Experimente a realidade aumentada: faça você mesmo

Uma forma bem tradicional de realidade aumentada você mesmo pode criar: usando um aplicativo ou programa, você pode criar imagens que uma câmera ou aplicativo específico podem ler e traduzir em realidade aumentada. Essa realidade aumentada pode rodar vídeos, animações em 3D, formar objetos sobre essa imagem, enviar você para um site específico, enfim, uma série de aplicações interessantes. E criar essa realidade é simples.

Criar realidade aumentada online

Você precisará de um smartphone ou tablet com um aplicativo para “ler” seu código de realidade aumentada. Existem vários desses aplicativos nas lojas dos sistemas operacionais, sinta-se à vontade para escolher.

Depois, você precisa de um aplicativo para criar as imagens de realidade aumentada que você vai utilizar e, ao mesmo tempo, vincular essas imagens ao que você deseja “aumentar” (uma animação 3D, vídeos, um objeto 3D, etc). Plataformas que podem te ajudar nisso são: Layar, Vuforia, Total Imersão, e ARTool Kit. Essas ferramentas são gratuitas e limitadas, vale lembrar, em compração a versões pagas de ferramentas de desenvolvimento de realidade aumentada.

No aplicativo, você vai vincular uma imagem (um quadrado preenchido por vários quadradinhos menores pretos e brancos) ao propósito da sua experiência de realidade aumentada. Essa imagem deverá ser impressa.

Daí, basta abrir o aplicativo de realidade aumentada no seu smartphone ou tablet, apontar para a imagem, e pronto: você terá sua realidade aumentada! É bem mais simples do que muita gente possa fazer parecer.

Pratique e seja criativo no uso da realidade aumentada

Como qualquer nova tecnologia, a realidade aumentada tem muitas possibilidades. Você pode começar com uma simples imagem que te dá um link para um site, e depois fazer complexas imagens que te dão animações, imagens, e muito mais. Você pode, em algum momento, até desenvolver aplicativos de realidade aumentada, e quem sabe até fazer um dinheirinho com isso?

Como você quer usar a realidade aumentada? O que você espera da realidade aumentada? Quais aplicativos de realidade aumentada você já usa?Marcadores: Criar realidade aumentada online, O que é realidade aumentada, Realidade aumentada e realidade virtual