Depois de toda a polêmica sobre a cor de um vestido (azul ou dourado) que movimentou a internet algum tempo atrás, entendemos que a percepção das cores não é igual para todas as pessoas. Na verdade, tudo depende da quantidade de cones — células responsáveis pela percepção da cor — presente em nossos olhos. Tais cones são sensíveis às ondas das cores: quanto mais tipos de cones estiverem presentes na retina (existem 4 tipos possíveis), mais cores de uma escala cromática a pessoa consegue reconhecer.
O Incrível.club publica um teste criado pela professora Diana Derval, que lhe permitirá saber como você vê o mundo (em relação às cores) e como o mundo é visto pelas pessoas que o rodeiam. Compartilhe o seu resultado no Facebook e compare com os resultados obtidos pelos seus amigos.
Conte quantas cores e matizes você consegue ver nesta escala cromática.
Menos de 20: Você é bicromático, ou seja, você tem apenas dois tipos de cones. “Porém, não precisa ficar preocupado. Você não é o único. Os cachorros também são bicromáticos”, brinca a professora Derval. É possível que você goste de usar roupas pretas, beges ou azuis. Cerca de 25% da população mundial é dicromática.
De 20 a 33: Você é tricromático, o que quer dizer que possui três tipos de cones (consegue ver com clareza os matizes de violeta/azul, do verde e do vermelho presentes na escala). Está tudo bem, pois 50% da população mundial está nesta categoria.
De 33 a 39: Opa! Você é tetracromático. Assim como as abelhas, você tem 4 tipos de cones na retina, e enxerga a maioria das cores na escala. O mais provável é que o amarelo o incomode um pouco, por isso não há nada, ou quase nada, desta cor em seu guarda-roupas.
Mais de 39: Volte a fazer o teste, porque há apenas 39 cores, e a maioria dos monitores e telas só mostra 35 delas com clareza.
Quantas cores os seus amigos enxergam? Comparem os resultados! Pode ser que vocês sejam todos tetracromáticos, e não têm ideia do quanto são especiais. ?