Realidade Aumentada – O guia completo para desenvolvimento

Este artigo tem como objetivo ser um guia para quem deseja entrar no mercado de realidade aumentada em aplicações Android, iPhone e diversas plataformas. Conhecendo o mercado, suas características, ferramentas, tecnologias, cursos recomendados e os principais SDKs. 

Pontos Principais

  • Embora muitas pessoas considerem a RA (Realidade Aumentada) apenas uma tecnologia de entretenimento, ela é amplamente usada em vários setores, como saúde, comércio eletrônico, arquitetura e muitos outros.
  • Existem duas grandes classes de aplicativos RA: aplicativos baseados em marcadores e aplicativos baseados em localização. Os aplicativos baseados em marcadores usam marcadores predefinidos para acionar a exibição de sobreposições de RA na parte superior da imagem. Os aplicativos baseados em localização usam informações de GPS, acelerômetro ou bússola para exibir objetos RA em cima dos objetos físicos.
  • Para escolher um SDK de RA, os critérios mais importantes a considerar são: custo, plataformas suportadas, reconhecimento de imagem e suporte de rastreamento, suporte ao Unity, suporte ao OpenSceneGraph, GPS, etc.
  • Este artigo fornece uma tabela útil resumindo todas as principais características e recursos de seis kits de ferramentas de RA amplamente disponíveis.

A realidade aumentada (RA) se tornou a nova tendência no mundo digital a ponto de ser difícil encontrar uma pessoa que não esteja familiarizada depois do boom que Pokémon Go trouxe para a vida do usuário móvel médio. Embora muitas pessoas considerem a RA apenas uma tecnologia de entretenimento, a RA já é amplamente usada em vários setores, como saúdecomércio eletrônicoarquitetura e muitos outros. Este artigo vai quebrar esse estereótipo.

O potencial da RA é perfeito e as marcas já estão utilizando essa tecnologia em seus negócios para fornecer uma nova experiência de usuário. As empresas implementam a RA para criar demonstrações de produtospublicidade interativa e fornecer informações em tempo real aos clientes. Ficou provado que quando as pessoas tocam ou interagem com um produto, são mais propensas a comprá-lo devido ao vínculo emocional estabelecido.

De acordo com uma previsão da Statista, o mercado de realidade aumentada e virtual deverá atingir o tamanho de US$ 215 bilhões em 2021. Por ser um mercado em rápido crescimento e com enorme potencial, a RA atrai grandes corporações como Google, Apple, Facebook, etc., bem como empresas menores.

Por RAMOS DE SOUZA JANONES